Você está disposto a deixar a empresa, caso perceba que ela não está comprometida com as causas que diz defender?
Quando buscamos uma oportunidade profissional precisamos ter claro o nosso objetivo. Salários e recompensas materiais adequadas são importantes, porém não podem ser vistas como objetivos. A vida nada mais é do que nos desenvolvermos como seres humanos, sendo o trabalho uma das possibilidades, onde habilidades, competências e potenciais “escondidos” são desvendados, testados e praticados.
O aprendizado muitas vezes pode não ser compreendido de imediato, pois tudo tem um tempo e depende da nossa capacidade de percebermos, afinal cada SER está numa fase da “jornada”, mas passamos boa parte do nosso tempo trabalhando.
Então trabalharmos para uma empresa na qual não compreendemos muito bem o propósito, significa que precisamos investigar melhor o que queremos, o que estamos buscando de fato, pois corremos o risco de estarmos numa “barca furada”.
Afinal cocriarmos o que queremos, depende de sabermos o que queremos. Então podemos dizer que o propósito é em parte espiritual e relacionado a nossa essência.
Existem cinco indicativos fortes de ausência de um propósito nas organizações:
1 – Dificuldade de engajamento de seus colaboradores e demais stakeholders internos e externos;
2- Desconhecimento das dores reais de seus clientes, o famoso vamos tentar “inovar”;
3 – Ambiente voltado em sua maioria para o cumprimento de tarefas, aquela sensação de “tarefa sem fim”;
4 – Ausência de engajamento dos colaboradores em oportunidades voltadas para o aprimoramento de competências comportamentais. Os Cursos e estímulos nessa área são eventuais e pontuais não promovendo transformações que propiciem o crescimento das pessoas. Você até fez um curso, mas não aplicou em “nada”; participou de uma palestra e nem lembra mais o que o palestrante disse;
5 – Em muitos casos os funcionários ou colaborares são envolvidos em “dezenas” de atividades, palestras, lives e reuniões que tomam muito tempo e na maioria das vezes apenas recebem uma “enxurrada” de informações, dificultando a produção de conhecimentos e experiências de fato.
Uma pesquisa do IBPAD | InPress Porter Novelli revelou que 73% das pessoas sentem-se mais satisfeitas em trabalhar em empresas que contribuem para o desenvolvimento social e ambiental do país, ou seja, que tem um propósito. Por outro lado, 51% dizem estar dispostas a deixar a empresa que não está comprometida com as causas que diz defender.
O propósito de uma empresa é um fator que permite o engajamento das pessoas nas suas funções de forma a produzirem resultados que beneficiam a todos. É natural que quando estamos fazendo algo que gostamos, nosso bem-estar contagie os demais.
Uma organização onde existe um propósito declarado automaticamente atrairá pessoas que ressoam com visões de mundo semelhantes, afinal a ciência, e em especial a física quântica, já cansou de comprovar e provar o fenômeno envolvido, mas porque será que ainda buscamos ambientes que não nos favorecem?
Experimentos da fisica quantica comprovam que nós somos os observadores da realidade, ou seja, podemos escolher o que queremos experimentar. Então o que te impede de trabalhar numa empresa que colabora para o aprimoramento do ser humano e afeta positivamente o planeta? Acesse aqui nossa Mentoria voltada para a Cocriação de projetos