A manifestação do universo é coordenada por leis cosmogônicas que se refletem em todos os níveis que os compõem. O entrelaçamento das energias faz surgirem vórtices que se condensam em busca de atingirem a expressão perfeitas dessas leis. No entanto, não são todos os vórtices que conseguem realizar essa meta.
À vida terrestre desse ciclo evolutivo estão vinculados alguns padrões geométricos criados no mundo interior, padrões que são condensados energéticos em elevado grau de perfeição e harmonia. Conhecidos como sólidos sagrados. São eles: o tetraedro, o cubo, o octaedro,  o dodecaedro e o icosaedro.
A simbologia desses sólidos sagrados estimula o ser humano a estabelecer contato com leis de equilíbrio, perfeição, ordem e harmonia, já que eles as retratam profundamente.
A vibração interna do tetraedro tem um ritmo que se assemelha ao pulsar do fogo, e por isso está associado a este elemento. É um condensado energético primordial e básico para a existência desse planeta. A vida orgânica terrestre está calcada nesse padrão, e disso decorre o fato de ele representar o núcleo carbônico, que constitui a maior parte das redes moleculares dos corpos tantos de seres humanos como de seres de outros reinos.
A qualidade ígnea do tetraedro e sua ligação com a constituição da substância material indicam com clareza a existência de um potencial de luz no âmago de cada partícula.
Deves aprender a lidar com o fogo, e a revelação de como chegar a esse conhecimento está na gratidão, no amor, na entrega e no serviço. Estes são os vértices do tetraedro que deves construir como base para teus atos, são as ferramentas que te tornarão hábil artífice e colaborador na obra do despertar da luz. Trechos, obra Novos Oráculos.